E-Book AT: Perguntas e respostas 2


Você pode compartilhar agora?

Entrevistador: Alexandre Shimura (Biblioteca do AT).

Entrevistado: Alex Sandro Tavares da Silva.

Uma ótima notícia para todos os at´s e interessados: no próximo dia 26 será lançado, no Facebook, o primeiro E-book sobre AT, com download gratuito! O livro é organizado por Alex Tavares, que também é autor, e conta com diversos outros importantes autores.

Através de e-mail conversamos com Alex Tavares para saber mais sobre este lançamento:

 



Biblioteca do AT: Como surgiu a ideia do e-book?

Alex:
 A ideia do “E-Book AT” surgiu em junho de 2011 durante as aulas de AT que ministro em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O objetivo foi criar um recurso que pudesse ser acessado rapidamente, por qualquer pessoa, em qualquer lugar, com material consistente, de autores-professores de vários países, que fosse 100% gratuito, 24h disponível para download na internet e que, depois de “baixado”, pudesse ler lido em qualquer dispositivo eletrônico (conectado ou não à internet) ou impresso em qualquer suporte. Falei dessa vontade de criação do “E-Book AT” para os alunos e todos ficaram extremamente empolgados com a ideia, sedentos por novas publicações no mundo do AT… essa energia positiva dos alunos gerou um belo movimento para que colocasse em ação a concretização desse projeto/desejo. Aproveito o momento para agradecer aos caros ex-alunos de AT pelo incentivo!!!

Biblioteca do AT: Foi difícil viabilizar o projeto de um livro gratuito?
Alex:
 A parte difícil é que um livro gratuito e que seja disponível 24h na internet custa muito investimento dos profissionais que o criam. Todos os colegas autores não cobram nada pelas suas produções, apesar de investirem muito tempo com a criação e revisão dos seus próprios textos, além de terem gastos com as nossas trocas de e-mails.

Para que os autores(as) ficassem absolutamente livres para criarem os seus artigos, seja em relação ao tema, ao referencial teórico e ao número de páginas, fiz a opção de assumir a editoração, formatação e pagamento do registro do “E-Book AT” junto ao ISBN. Usei dos meus antigos conhecimentos de editoração de livros, aprendidos antes da minha graduação em Psicologia, há muito tempo atrás, e coloquei em prática a construção desse livro.

A parte mais fácil foi contar com a colaboração dos prezados colegas do mundo do AT: Alejandro Chévez (Espanha), Ana Celeste de Araújo Pitiá (Brasil), Gabriel Omar Pulice (Argentina), Gustavo Pablo Rossi (Argentina), Juan Manuel Rodríguez Penagos (México), Kleber Duarte Barretto (Brasil), Marco Antonio Macías (México), Mauricio Porto (Brasil), Marisa Pugès (Espanha), Mayda Portela (Uruguay), Silvia Resnizky (Argentina) e Susana Kuras de Mauer (Argentina). Assim como os alunos, também ficamos empolgados com o projeto de um livro construído coletivamente, numa rede internacional, gratuito e acessível 24h… todos fizeram a sua parte. Sinceramente, só tenho a agradecer aos profissionais aqui mencionados, todos foram muito receptivos ao projeto e prontamente aceitaram a empreitada… sem essas mulheres e homens do universo AT este livro não teria virado realidade! Creio que fica claro que o “E-Book AT” nunca foi um projeto individual.

Biblioteca do AT: Este lançamento é um marco no campo do AT, não?

Alex: Creio que por ter sido construído única e exclusivamente via rede online, com a participação de vários professores de AT, ser um trabalho coletivo, com diferentes referências teóricas, de diferentes países, em português e espanhol, e, além disso, ser pioneiro em vários pontos, creio que a resposta a sua pergunta pode ser um “sim”.

Este lançamento, ao meu ver, será importante para o mundo do AT, pois (até onde sei) será um livro inédito nos seguintes requisitos:

  1. 1º E-Book de AT.
  2. 1º Livro de AT internacional (em português e espanhol), com professores extremamente qualificados do Brasil, Espanha, Argentina, Chile, México e Uruguai.
  3. 1º E-Book a ser lançado exclusivamente via Facebook, empresa que garante que o evento possa ser acompanhado de forma simultânea por um número muito grande de usuários de qualquer parte do planeta.
  4. 1º Livro de AT que pode ser utilizado instantaneamente como audiobook. Esse recurso tecnológico depende do dispositivo (ex.: celular, computador, tablet) e do programa instalado (software). Essa possibilidade é extremamente útil e inclusiva, pois auxilia as pessoas que não sabem ler ou que apresentam alguma patologia que as impeça de ler.
  5. 1º Livro de AT distribuído de forma 100% gratuita e disponível de forma imediata para donwload 24h na internet no Site AT.

Assim, creio que o projeto pode ser, como você diz, um “marco no campo do AT”, pois além do que foi apontado, pretende promover o compartilhamento imediato de dados sobre AT a várias pessoas (dentro e fora do circuito acadêmico e clínico), mesmo que elas não tenham condições financeiras de comprar livros de AT. Os leitores (estudantes, pacientes, familiares, profissionais, gestores de saúde, professores, etc.) podem, inclusive, usar lan houses públicas (os “telecentros”) para baixar e ler o “E-Book AT”; aqui em Porto Alegre, por exemplo, há vários espaços públicos e gratuitos para livre acesso à internet (em praças, parques, órgãos da Administração Pública, etc.).


Por todas essas características, espero que esse livro possa ampliar ainda mais o reconhecimento do Acompanhamento Terapêutico (AT), no mínimo, nos países de língua portuguesa e espanhola.

Biblioteca do AT: Você tem outros projetos semelhantes em funcionamento ou em mente?
Alex:
 Ainda no tema da aproximação da “área da saúde” como o uso ético das “novas tecnologias”, desde 2005 venho prestando os “Serviços Psicológicos Mediados pelo Computador” (SPMC), atividades que ficam sob o controle ético do “Conselho Federal de Psicologia” (CFP). Através desse “selo de qualidade” do CFP, mantenho em atividade o “Portal Saúde”, por meio do qual presto a “supervisão online” em AT e o curso “A clínica do AT” que pode ser realizado tanto presencial quanto na modalidade 100% online. Além disso, mantenho vivo o projeto “Site AT”, uma espécie de “revista eletrônica online” dedicada exclusivamente ao Acompanhamento Terapêutico, em atividade desde o dia 5 de agosto de 2000, nesse ano esse “projeto” completa 12 anos, chegará na sua “adolescência”… vamos ver o que ele irá “aprontar” a partir de agora… ainda não sei, pois já é um “pré-adolescente imprevisível”!

Além disso, gostaria de promover alguma mobilização (usando da nossa rede) para que o Acompanhamento Terapêutico (AT) seja reconhecido pelos Conselhos Federais da área da Saúde através de resoluções que possam dar um “respaldo legal” aos profissionais que trabalham com o AT. Creio que isso é importante para mostrar à sociedade (e ao sistema de saúde pública, privada e 3º setor) que o AT chegou para ficar e ajudar na promoção de saúde da população.

No mais, vamos aguardar os próximos capítulos dessa rede online do mundo do AT.

Enfim, só tenho a agradecer aos colegas colaboradores, aos alunos, aos professores, aos pacientes, aos leitores dessa entrevista e a você Alexandre Shimura, “psicólogo entrevistador”… todos nós, de algum modo, estamos trabalhando nesse movimento de ampliar a visibilidade do AT e criar novas formas de fazer AT… muito obrigado a todos vocês!!!


Textos associados ao E-Book AT:

E-Book AT: Perguntas e respostas
Você Pode Avaliar Agora?

Você pode compartilhar agora?

Ficamos felizes quando você escreve aqui!

2 pensamentos em “E-Book AT: Perguntas e respostas