×

Acompanhamento Terapêutico e Psicoterapia: Uma Conexão Possível Para Intervenções Fora da Instituição

Autores:

  • Alex Sandro Tavares da Silva, Aline Namba, André Simplício, Ângela Figueiredo, Elisa Arrienti Ferreira e José Caetano Dell’Aglio Jr. (Equipe da Conexão: Psicoterapia e Assessoria Organizacional.).
  • Trabalho apresentado no Home Care – 2º Fórum de Debates da Região Sul. Porto Alegre, 16/08/2001.

Resumo:

O presente trabalho pretende elucidar pontos que aproximam a prática do Acompanhamento Terapêutico (AT) com as propostas da intervenção psicoterápica Cognitivo, com o propósito de uni-las para um trabalho fora do ambiente institucional.

Através de um trabalho de levantamento bibliográfico (ex.: BECK, 2000; CABALLO, 1996, etc.), podemos comparar estas duas vertentes, fazendo uma conexão entre elas nos quatro aspectos a serem relatados a seguir:
1) Oferecer “apoio” ao paciente e as grupos do qual participa X Educar o paciente e aos grupos do qual participa sobre as intervenções cognitivas.
2) Levar à (re) socialização X Treinamento de habilidades sociais.
3) Criar maneiras de realizar as tarefas diárias X Estratégias de resoluções de problemas.
4) Ser um modelo de identificação X Ampliar o repertório de condutas e pensamentos.

  Você quer ser terapeuta e fazer um curso totalmente gratuito de Acompanhamento Terapêutico (AT) com aulas de um psicólogo, mestre em Psicologia (UFRGS)? Veja se ainda há vaga clicando aqui.  

Tendo em vista os quatro pontos citados acima, pensamos que seria de grande utilidade a intervenção interdisciplinar entre acompanhantes terapêuticos e psicoterapeutas. Acreditamos que, ao utilizar essa forma de intervenção clínica podemos acompanhar o potencializar dos processos terapêuticos, pois as pessoas envolvidas na dinâmica poderão elaborar planos conjuntos de intervenção dentro e fora da instituição, fazendo com que o paciente seja o principal beneficiário.

Bibliografia

  • BECK, Aaron; ALFORD, Brad. O Poder Integrador da Terapia Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. 173p.
  • CABALLO, V. E., Manual de Técnicas de Modificação do Comportamento. (1. Edição), São Paulo: Livraria Santos Editora Com. Imp. Ltda., 1996.
  • FIGUEIREDO e SEGAL em: PELLICCIOLI et alli (orgs.). Cadernos de AT: uma clínica itinerante. Porto Alegre: Grupo de Acompanhamento Terapêutico Circulação, 1998, 150p.

Artigo publicado no “Site AT” em 26/06/2002.

Supervisão em AT.


Descubra mais sobre Site AT:

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente aqui.